Hoje aprendemos como utilizar programas editores de audio e vídeo. Usamos o movie maker para a criação de um vídeo sobre a nossa área.
Acho que o programa dessa aula foi bom, mas sinto que o programa de audio não foi explorado tanto quanto poderia ter sido.
Total de visualizações de página
sábado, 29 de outubro de 2011
sábado, 22 de outubro de 2011
Segunda aula
Hoje a aula teve continuidade com os blogs, onde colocamos os blogs dos colegas como favoritos e comentamos nos blogs deles. Comentamos também sobre redes sociais na educação, se há vantagens ou desvantagens e se podem ser usadas como ferramentas de aprendizagem. Uma colega fez, em seu blog, uma enquete sobre o que achamos da nossa primeira aula de tecnologias da aprendizagem e fizemos um trabalho em grupo no qual tivemos que criar um planejamento de aula com uma rede social. O meu grupo utilizou o twitter como ferramenta para criação deste projeto (mais informações sobre este trabalho aqui).
Projeto Twitter na Educação
Este projeto visa utilizar redes sociais, como o twitter, no ensino/aprendizagem de Língua Estrangeira – Inglês, na rede pública e privada de ensino.
Para a realização deste projeto, faz-se necessário a verificação da disponibilidade de acesso à tecnologia. Por isso, um levantamento na rede de ensino deve ser feito em vista da sua execução. Isto feito, o professor encarregado deve planejar suas aulas com o auxílio do Twitter em tarefas executadas em sala de aula ou não.
Considerado o número de alunos com acesso a internet, deve-se ajudá-los com a criação do log-in no twitter, iniciando pela criação de um e-mail. Após a criação destel, orienta-se como entrar na página do twitter e a realizar o cadastro para acesso do meio.
O twitter será utilizado como ferramenta para a criação e acompanhamento de atividades. Como exemplo, podemos sugerir que os alunos postem seu dia-a-dia no twitter, em forma resumida, com um dos assuntos trabalhos em aula, como o present continuous.Exemplo: My mother is cooking. I`m talking with my sister. My father is working. My neighbor is listening to music.
Com esta atividade pretende-se a interação dos alunos, bem como do professor utilizando as redes sociais como meio de comunicação e integração social.
Alunas do Curso Tecnologias na Educação: Débora de Oliveira Chiaradia, Manuela Gasparotto e Neusa Boschetti.
As tecnologias e as transformações no ler, no escrever e no falar
Este post tem como objetivo resumir e comentar o texto proposto para leitura em casa "As tecnologias e as transformações no ler, no escrever e no falar" de Ítalo Dutra e Rosa Casaccia.
Há algum tempo existe a tentativa de implantação da tecnologia nas escolas tanto públicas quanto privadas. Mas as maquinas enviadas as escolas não são utilizadas por causa da falta de capacitação de professores e do medo de as máquinas serem estragadas pelos alunos. Muitas vezes, o professor leva os alunos para a informática para ter a mesma didática da sala de aula na informática. Isso por causa da falta de investimento na "educação tecnológica" dos professores.
Muitas escolas, mesmo possuindo laboratórios de informática, não aceitam a tecnologia como parte do aprendizado dos alunos, muitas vezes pelo conhecido "copia e cola". Mas podemos inserir a informática no desenvolvimento de trabalhos escolares, à partir do momento que tivermos uma proposta a ser desenvolvida com a análise, comparação e coleta de dados, além de toda uma base de anotações que, no final, chegarão na solução do problema proposto.
A tecnologia nos oferece tantas possibilidades de criação de aula, e como o texto nos sugere, podemos fazer atividades de locução como radionovelas, a narração de competições, além da utilização de redes como o MSN, o orkut e blogs para a adequação do uso da linguagem. À partir das redes sociais, pode-se compartilhar as produções para que, além do professor, outras pessoas tenham acesso aos trabalhos desenvolvidos. Dessa forma, os trabalhos postados podem ter mais reconhecimento, pois a internet é um meio de comunicação internacional, onde o mundo inteiro tem acesso aos arquivos nela postados.
Tenho como pensamento, que a tecnologia é uma proposta pedagógica que deve ser inserida na educação das escolas públicas e privadas, pois é um meio de interação entre os jovens, é uma forma de pesquisa e aprendizado para a realização de trabalhos e é uma forma de nos inserir na linguagem dos alunos. Dessa forma, podemos ainda contar pontos positivos com os mesmos.
Muitas escolas, mesmo possuindo laboratórios de informática, não aceitam a tecnologia como parte do aprendizado dos alunos, muitas vezes pelo conhecido "copia e cola". Mas podemos inserir a informática no desenvolvimento de trabalhos escolares, à partir do momento que tivermos uma proposta a ser desenvolvida com a análise, comparação e coleta de dados, além de toda uma base de anotações que, no final, chegarão na solução do problema proposto.
A tecnologia nos oferece tantas possibilidades de criação de aula, e como o texto nos sugere, podemos fazer atividades de locução como radionovelas, a narração de competições, além da utilização de redes como o MSN, o orkut e blogs para a adequação do uso da linguagem. À partir das redes sociais, pode-se compartilhar as produções para que, além do professor, outras pessoas tenham acesso aos trabalhos desenvolvidos. Dessa forma, os trabalhos postados podem ter mais reconhecimento, pois a internet é um meio de comunicação internacional, onde o mundo inteiro tem acesso aos arquivos nela postados.
Tenho como pensamento, que a tecnologia é uma proposta pedagógica que deve ser inserida na educação das escolas públicas e privadas, pois é um meio de interação entre os jovens, é uma forma de pesquisa e aprendizado para a realização de trabalhos e é uma forma de nos inserir na linguagem dos alunos. Dessa forma, podemos ainda contar pontos positivos com os mesmos.
sábado, 15 de outubro de 2011
Primeira aula
Começamos a aula com a leitura do texto "Professores e professauros" de Celso Antunes. Depois que lemos o texto começamos uma discussão sobre o tipo de professor que queremos e iremos ser no futuro. Depois disso, foi explicado um pouco sobre informática e então criamos nosso próprio blog onde colocamos o fundo, título, imagens de cabeçalho, imagens, vídeos, entre outros. O blog é uma ótima idéia a ser trabalhada com os alunos. Foi bom rever pessoas como a Manuela e trocar idéias com todos.
Assinar:
Postagens (Atom)